A FESTA JÁ COMEÇOU!

//A FESTA JÁ COMEÇOU!

Começa nesta sexta-feira, 29, e segue até o dia 1º a 53ª edição do Festival Folclórico de Parintins. Considerado o maior espetáculo a céu aberto do mundo, Parintins recebe milhões de visitantes de todo canto do planeta.

Na festa folclórica, os bois Caprichoso e Garantido recontam, por meio de alegorias, as lendas, rituais indígenas e costumes regionais da região amazônica. As toadas apresentadas pelos bois são compostas por letras que resgatam o passado, costumes dos ribeirinhos e os mitos da floresta.

Para este ano, o boi Garantido leva ao Bumbódromo o tema “Auto da Resistência Cultural” e o Boi Caprichoso se apresentará com o tema “Brincadeira de São João”.  Em geral, os temas têm relação com Parintins, com o estado do Amazonas e com a cultura da região.

Os desfiles são divididos por espetáculos. Cada boi tem 2h30 para se apresentar em cada noite do festival. Entre uma apresentação e outra, há um intervalo de meia hora. O festival está previsto para começar às 20h, e deve terminar por volta de 1h30 da manhã.

30 anos do Bumbódromo 

 

O Centro Cultural Amazonino Mendes, conhecido como Bumbódromo, celebra 30 anos de existência este ano. E é claro que o Governador Amazonino Mendes está em Parintins com sua comitiva de técnicos e antropólogos que vão ver de perto o mágico Festival.

A “Caravana Cultural” da Secretaria de Cultura já encanta a todos os parintintins com suas oficinas, e com suas manifestações artísticas a céu aberto, como “entrada” para a grande ópera cabocla, que se prenuncia majestosa e encantadora, como as águas, as florestas, a fauna, a flora, os mitos e as gentes da Amazônia.

 

 

2018-06-29T15:00:42+00:00junho 29, 2018|Manchete|0 Comentários