Com uma média de mais de dois mil atendimentos a cada edição, o “Prefeitura + Presente” chegou neste sábado, 10, à comunidade Parque das Nações, no bairro Flores, zona Centro-Sul da capital. Por onde passa, o projeto itinerante reúne diversas secretarias municipais e outras instituições parceiras em um só local. Desta vez, foi a escola municipal Professora Francisca Pereira de Araújo que abriu suas portas para levar mais cidadania à população.

“É um programa vitorioso, porque cumpre com a sua essência de aproximar a prefeitura da população e que nasceu do olhar sensível que o prefeito Arthur Virgílio Neto tem sobre a questão social, fruto disso também podemos citar a criação do Fundo Manaus Solidária, que é dirigido pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro”, destacou a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio.

 “Prefeitura + Presente”

O projeto “Prefeitura + Presente” é realizado a cada 15 dias, sempre em uma zona diferente da capital, sobretudo nas áreas mais carentes e distantes do centro da cidade. São serviços de saúde, como consultas médicas e exames, até dispensação gratuita de medicamentos, além de emissão de documentos, assistência social, distribuição de mudas e muito mais. Tem até quem aproveite para dar aquele “tapa no visual” com as salas de corte de cabelo e maquiagem.

“Já são cerca de 70 edições e sempre com muita gente. A população entendeu o objetivo do programa e, além de vir e aproveitar os serviços oferecidos, também traz sugestões. E o nosso papel é ouvir e poder melhorar a vida da população, por isso também são realizadas, durante a semana que antecede cada edição, ações de limpeza, infraestrutura e outras melhorias na comunidade, conforme determina o prefeito Arthur Neto”, ressaltou o ouvidor e secretário municipal de Defesa do Consumidor, Rodrigo Guedes, que coordena o projeto.

 Serviços de saúde, emissão de documentos e outros

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou do “Prefeitura + Presente” com profissionais de unidades do Distrito de Saúde (Disa) Sul. Foram realizadas 65 consultas médicas com clínico geral e pediatra, 45 dispensações de medicamentos e aplicação de 25 doses de vacinas e feitas 50 aferições de pressão arterial, 32 avaliações de glicemia e 37 testes rápidos de ISTs/Aids.

Na área de Educação em Saúde, foram realizadas atividades educativas em Saúde Bucal, com palestras e distribuição de 300 kits de higiene bucal, além de orientações de combate ao tabagismo e a dengue, zika e chikungunya.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) distribuiu no evento 300 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais do Pedágio Ambiental e realizou sensibilização contra as queimadas.

 

 

*Com informações da assessoria de imprensa