BETO BARBOSA PASSARÁ POR RETIRADA DE BEXIGA

//BETO BARBOSA PASSARÁ POR RETIRADA DE BEXIGA

BETO BARBOSA PASSARÁ POR RETIRADA DE BEXIGA

O cantor Beto Barbosa, 63, será submetido a uma cirurgia de retirada da bexiga e, provavelmente de próstata, na próxima quinta-feira (17), em São Paulo.

Ele foi diagnosticado com câncer de bexiga e de próstata em julho do ano passado e encerrou tratamento com quimioterapia em novembro.

Trata-se da cirurgia mais complexa da área da urologia, já que envolve a retirada de dois órgãos – bexiga e próstata – e a reconstrução da bexiga, de acordo com o urologista Francisco Kanasiro, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo.

A construção de nova bexiga, chamada de noebexiga, é feita com um segmento da alça do intestino delgado, moldado em formato parecido com o da bexiga. Os ureteres, dois canais que levam a urina dos rins à bexiga, são implantados na neobexiga, assim como a uretra, para a saída da urina.

Ele afirma que, muitas vezes, é preciso fazer força para urinar e apertar o pé da barriga. “Existe também uma sonda que é utilizada pela própria pessoa para esvaziar a neobexiga. Esse processo é chamado de autocateterismo”, afirma.

2019-01-11T12:25:17+00:00janeiro 11, 2019|Babados & Barracos|