David Almeida anuncia reajuste salarial

//David Almeida anuncia reajuste salarial

Na terça-feira, 10, o deputado David Almeida (PSD) retornou à presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam),  depois de ficar cinco meses no comando do Governo do Estado. No discurso, o parlamentar anunciou o pagamento de correção salarial e data-base dos servidores da Aleam, referente ao período de 2017. Ele afirmou ainda que vai se reunir com os funcionários efetivos, na próxima segunda-feira (16),  para definir a melhor forma de quitar os débitos referentes aos anos de 2015 e 2016.

“Após os ajustes que fizemos no Governo, conseguimos aumentar a arrecadação do Estado e consequentemente o repasse aos poderes. Foi isso que possibilitou esse reajuste que vamos fazer. Nem tudo o que se quer, se pode fazer. É claro que os servidores têm seus diretos. Não vou me omitir dessa responsabilidade. Vamos conversar e encontrar o caminho de quitar todas as perdas”, afirmou.

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Estadual, Municipal e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (SindiLegisam), Flávio Aleixo, o reajuste  de 2015/2016 é de 11% e o de 2016/2017 é de 6%. Segundo Aleixo, o momento é de diálogo.

Ação faz doações a instituições filantrópicas

O programa “Assembleia Cidadã” realizou a entrega de próteses de mama e perucas para o Instituto Gamma (Apoio às Mulheres Mastectomizadas) e mais 308 brinquedos para o Instituto Cultural Iran Tribal, do município de Iranduba.

Segundo Anabela Freitas, diretora-ajunta da Assembleia Legislativa (Aleam), o reconhecimento do programa “Assembleia Cidadã” pelo presidente David Almeida, eleva e muito o esforço de cada servidor da Assembleia. “Muitas instituições fazem uso dessas doações e, hoje, estamos podendo ajudar essas duas. Esse reconhecimento por parte da administração do presidente sobre o projeto só faz nos motivar a fazê-lo crescer ainda mais”, disse a diretora-adjunta, acrescentando que essa é mais uma ação do programa “Assembleia Cidadã” desenvolvido pelo Poder Legislativo e apoio dos servidores, dos diretores e deputados da Casa.

  

Escolas participam de seletivas

Oito escolas com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participaram na manhã da terça-feira (10) das seletivas para o II Circuito de Experimento de Baixo Custo (Cebac). A seletiva foi destinada às escolas da Coordenaria Distrital de Educação 5 (CDE5), da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), e os alunos apresentaram 12 experimentos que foram avaliados por três jurados.  O evento foi realizado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

Os alunos que vencerem está etapa irão participar efetivamente do II Circuito de Experimentos de Baixo Custo que será realizado no dia 24 de novembro (Dia Internacional da Ciência) na Escola Estadual de Tempo Integral Senador Petrônio Portella. Os alunos classificados na seletiva receberam certificado de participação.