O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) reduziu o prazo para entrega da Carteira Nacional de Habilitação (Detran-AM) e do Certificado de Licenciamento de Veículos (CRLV). O atendimento com hora marcada para entrega dos documentos, que anteriormente chegava a ocorrer dentro de 20 dias, agora pode ser feito em até dois dias úteis. Para receber os documentos, é necessário que todos os procedimentos específicos, tanto para CNH como CRLV, tenham sido concluídos, como pagamento de taxas e captação de dados.

 

A redução do número de dias para agendamento ocorre após investimento da atual gestão, determinado pelo governador Wilson Lima, para desburocratizar o atendimento aos usuários do serviço público. A sede do Detran-AM, que anteriormente funcionava até 14h, passou a atuar das 14h30 às 16h30 como uma Central de Entrega de CRLV, com 10 guichês específicos para entrega do documento.

 

O investimento desafogou a fila de agendamento no sistema do órgão, diminuindo o tempo de espera para que o proprietário do veículo receba o documento e também abrindo vagas para outros serviços. Os agendamentos devem ser feitos no portal da instituição (https://digital.detran.am.gov.br/).

 

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que o investimento atende a uma das principais reclamações da sociedade: o prazo para recebimento dos documentos. Segundo Sá, o objetivo da instituição é melhorar o atendimento e oferecer um serviço de qualidade, respeitando o usuário como um cliente.

 

“Montamos uma força-tarefa e conseguimos estender o horário de atendimento até as 16h30 com guichês específicos para entrega de CRLV, que é o documento obrigatório de circulação de veículos. Com isso, desafogamos a fila, e o tempo de espera é de no máximo, dois dias úteis. Em alguns casos o usuário consegue até mesmo agendar p próximo dia. Isso representa um ganho significativo para a população, e mostra realmente que o Detran esta preocupado com a qualidade dos serviços. Houve mudanças também na entrega de CNH: hoje o usuário de primeira habilitação pode receber o documento direto nos CFCs no qual ele fez as aulas e exames”, explica Sá.

 

Além do período vespertino exclusivo para entrega do CRLV na sede do órgão, o Departamento transformou, no mês de agosto, o Posto de Atendimento Descentralizado (PAD) do Detran-AM no Shopping Ponta Negra em uma Central de Entrega de CRLV, no horário das 10h às 16h25.

 

CNH – A entrega da Carteira de Habilitação ocorre apenas na sede do Detran-AM, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 2.884, Parque Dez de Novembro. A única exceção é a primeira via da CNH, entregue diretamente na autoescola na qual o aluno realizou o processo para emissão da primeira habilitação.

 

Entrega de CRLV – O Detran-AM conta com 10 locais onde o usuário pode agendar para receber CRLV. Além da sede da instituição, o agendamento pode ser feito nos nove Postos de Atendimento Descentralizados (PADs) espalhados por diversas zonas da cidade. No Posto de Vistoria, localizado no bairro São Francisco, o usuário recebe o documento imediatamente após o veículo ser vistoriado. O endereço dos locais pode ser consultado por meio do link https://www.detran.am.gov.br/postos-atendimento/.

 

Cancelar Atendimento – Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, mais de 160 mil pessoas faltaram aos agendamentos para serviços na instituição. O não comparecimento do usuário na hora marcada também contribui para o aumento no número de dias até atendimento. A atual gestão implantou a opção para cancelar os agendamentos que devem ser feitos com, pelo menos, 24 horas de antecedência.

 

O cancelamento deve ser feito com, no mínimo, 24 horas de antecedência da hora marcada. O serviço deve ser cancelado no portal de atendimentos do Detran-AM (https://digital.detran.am.gov.br/), na mesma opção onde foi realizado o agendamento no  link “Consulta de Agendamento”, onde é possível cancelar o atendimento.