O governador Wilson Lima acaba de anunciar Emília Ferraz como nova Delegada Geral do Amazonas. Em mais de 100 anos de história da Polícia Civil, é a primeira vez que uma mulher assume esse posto. “É uma honra para mim ser anunciada como a primeira delegada-geral do Amazonas. Já estamos realizando as primeiras ações iniciais com o trabalho de inteligência. Já temos um grupo voltado para investigar o crime organizado. Conseguimos montar a estrutura e, a partir disso, vamos direcionar os passos nas investigações”, comentou Emília.

Em meio a um momento de guerra entre as facções, ela terá a dura missão de combater o tráfico e o crime organizado, além de ajudar na pacificação do Amazonas, um dos Estados com maiores índices de violência do País. O nome dela foi anunciado na manhã desta segunda, pelo governador Wilson Lima, na inauguração da nova sede do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Formada em Direito e Segurança Pública, mestre no assunto pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Ferraz foi diretora do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e da Corregedoria Geral. Emília tem formação em Direito pela Universidade Federal do Piauí, especialização em Segurança Pública pela Nilton Lins e mestrado em Segurança Pública pela UEA, com trabalhos sobre o tráfico em Manaus.

Emília Ferraz nasceu em Teresina, Piauí e está na Polícia Civil desde 2001. Ano passado recebeu o título de cidadã amazonense, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).