FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AJUDA JOVENS

/, Estado/FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AJUDA JOVENS

FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AJUDA JOVENS

Escolher uma carreira ou mudar de rota no mercado de trabalho é tarefa complexa e, muitas vezes, angustiante. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) decidiu utilizar inteligência artificial para ajudar jovens e profissionais a tomar decisões mais acertadas nesse momento crucial. O serviço de orientação profissional, a partir de características socioemocionais, já está disponível gratuitamente na plataforma Mundo SENAI (mundosenai.com.br), site que reúne ainda vagas de emprego e de estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar.

Nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), os interessados em saber mais sobre as oportunidades no setor industrial também poderão visitar as unidades da instituição, que estarão de portas abertas à comunidade em todo o Brasil. O evento Mundo SENAI terá palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras atividades destinadas a apresentar caminhos para uma carreira de sucesso.

O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, explica que tanto a plataforma quanto o evento buscam orientar os jovens sobre as carreiras da indústria e ajudá-los a escolher uma profissão de acordo com seu perfil. “O objetivo é oferecer uma orientação para o jovem na escolha da profissão e apresentar as ocupações industriais, principalmente com formação técnica, que são bem remuneradas e modernas”, explica ele. “O usuário do Mundo SENAI terá uma análise socioemocional que vai ajudá-lo a escolher de forma mais completa e não apenas com base na preferência por uma disciplina como ocorre normalmente”.

O Mundo SENAI utiliza o Watson, ferramenta de serviços cognitivos da IBM, para analisar 92 características socioemocionais do usuário, como extroversão, amabilidade, autodisciplina, entre outras. A ferramenta indica então as profissões da indústria mais adequadas ao perfil desenhado e os cursos existentes. A experiência do SENAI com o Watson será apresentada na conferência Think, da IBM, que ocorrerá em São Francisco, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2019.

Na plataforma, o usuário terá também informações sobre as vagas de emprego e estágio, organizadas por localidade e especialiadade, assim como o histórico da demanda das empresas por funcionários a partir de dados do Ministério do Trabalho. No guia de profissões, será possível saber detalhes das atividades desenvolvidas por profissionais da indústria e os salários médios de cada profissão. Os interessados em se qualificar poderão ainda conhecer o currículo dos cursos e como se matricular.

 

Mundo SENAI em Manaus

 

No evento Mundo SENAI o visitante poderá participar de palestras sobre temas que impactam o mercado de trabalho, como as novas tecnologias da chamada indústria 4.0: inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, entre outras. É o caso de apresentações que serão feitas na Escola SENAI Antônio Simões sobre “Fundamentos para a Indústria 4.0” e “Industria 4.0 Big Data e Cyber Security”, além de aplicação da realidade aumentada na Indústria 4.0 e “Gestão no Mundo VUCA”, com o Mestre e doutor em Engenharia pela USP, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, José Renato Santiago Junior.

Os visitantes terão a chance de conhecer o funcionamento da máquina de inserção de chips “Datacon 2200 Evo”, de alta precisão, que oferece máxima flexibilidade para colagem e posicionamento de chips. Equipado com dispensador integrado, manuseio de lâminas de Silício, de até 12 polegadas, com capacidade média para posicionar até 70 mil chips por hora. A máquina atende às necessidades das áreas de eletroeletrônicos e automobilístico, e está localizada no Instituto SENAI de Inovação (ISI), aberto para visitação.

Os interessados também poderão pôr a mão na massa em oficinas direcionadas a área da construção civil, como  Elétrica, Sistema Eletrônico de Segurança e Hidráulica Residencial, além de demonstração prática com torno (Marcenaria), na Escola SENAI Demóstenes Travessa. Para as mulheres que têm curiosidade ou pretendem seguir carreira na área de mecânica, a Escola SENAI Waldemiro Lustosa vai oferecer o minicurso “Mecânica de automóveis para mulheres”, com demonstrações e práticas na oficina da escola.

 Em Cacau Pirêra, no município de Iranduba, os participantes receberão oficina de brigadeiro, minicurso “Planilha financeira”, e inscrição dos cursos gratuitos (Competências transversais) e Desvendando a Indústria 4.0. Em Parintins, a Escola SENAI Padre Francisco Luppino vai oferecer as oficinas para elaboração de curriculum, e de montagem e instalação de quadros de distribuição de circuitos, além de demonstrações e degustação da evolução da culinária, e demonstração da evolução da elétrica, até as influências da Indústria 4.0.

O SENAI Amazonas funciona com quatro escolas fixas em Manaus e uma em Parintins, e agências em Iranduba, Itacoatiara e Coari, além de dois barcos-escola, Samaúma I e II Samaúma na região amazônica. A excelência de sua educação profissional pode ser comprovada pelos primeiros lugares obtidos por seus alunos em competições internacionais, como a WorldSkills. O SENAI também possui a maior infraestrutura de apoio à capacidade inovativa da indústria por meio da sua rede de 26 Institutos de Inovação e 58 Institutos de Tecnologia, localizados em todas as regiões brasileiras.

 

Confira as unidades do “Mundo SENAI”:

Manaus

Escola SENAI Antônio Simões (ESAS) – aberto dia 8

Escola SENAI Ações Móveis Comunitárias (ESAMC) – aberto dia 8

Av. Rodrigo Otávio, 2394 – Distrito Industrial (DI)

Escola SENAI Demóstenes Travessa (ESDT) – aberto dia 9

Av. Rodrigo Otávio, 510 – Distrito Industrial

Escola SENAI Waldemiro Lustoza – aberto 9

Av. Carvalho Leal, 555 – Cachoeirinha

Iranduba

Agência de Treinamento Elias Jacob – SENAI – aberto dia 9

Distrito de Cacau Pirera, Km 0

Parintins

Escola SENAI Pe Francisco Luppino – aberto dia 9

Rod. Odovaldo Ferreira Novo, s/nº – Djard Vieira

2018-11-08T12:24:28+00:00novembro 8, 2018|Central MSKTV, Estado|