O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR) iniciou, nesta quinta-feira (14), nas suas redes sociais a campanha “Trote Não é Brincadeira. É Crime!” para sensibilizar e combater a prática de ligações telefônicas indevidas, os conhecidos trotes, ao Serviço de Atendimento Emergencial 190 da Polícia Militar do Amazonas.

De acordo com o parlamentar, entre janeiro e fevereiro deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) recebeu 43.596 trotes aos telefones emergenciais, número que representa cerca de 25% das ligações recebidas no período. “Isso é um verdadeiro absurdo. São quase de 740 ligações indevidas por dia e mais de 30 por hora. Não podemos mais aceitar esse tipo de situação de pessoas irresponsáveis”, afirmou Cabo Maciel.

A campanha “Trote Não é Brincadeira. É Crime!” consiste na divulgação de layouts com frases de advertência sobre ligações telefônicas propositais ao serviço 190 e alertando que tal prática consiste em crime contra a administração pública e, também, de falta comunicação de crimes, previsto nos artigos 331, 339 a 342 do Código Penal Brasileiro (CPB) passível de multas e penas de detenção de três meses a oito anos.

 

*Com informações da assessoria