A Central de Medicamento do Amazonas (Cema), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), enviou nesta quinta-feira (17) 8,4 mil bolsas de soro para 15 municípios. A entrega será suficiente para manter os estoques dos hospitais destes municípios por até 12 dias.

As 8,4 mil bolsas de soro foram enviadas para Autazes, Benjamim, Carauari, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Parintins, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Maués, Presidente, Rio Preto da Eva, Manacapuru e Tefé.Cada unidade recebeu 500 unidades de soro, com exceção de Tefé, que vai receber 900 unidades, por apresentar maior demanda.

A Cema adquiriu 42,6 mil bolsas de soro na última segunda-feira (14) e mais 42,6 mil bolsas na terça (15). Está previsto, ainda, o fornecimento de mais 42,6 mil bolsas até o final desta semana. O produto está sendo adquirido junto a fornecedores locais, sem a necessidade de aquisição emergencial do produto fora do Estado.

No dia 11 deste mês, o governador Wilson Lima anunciou a compra emergencial de 300 mil unidades de soro, após constatar situação emergencial no fornecimento de remédio para a rede estadual de saúde