Iniciou nesta quinta-feira (28), uma mobilização de conscientização sobre a importância do lixo zero nos igarapés da cidade na capital amazonense. Voluntários da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com a ONU Brasil, foram às Feiras do Produtor e do Mutirão conversar e distribuir material informativo à população.

A programação aconteceu à tarde na Feira da Manaus Moderna, no Centro. Nesta sexta (29) é a vez da Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste, a partir das 14h, a participação é gratuita e acontece em áreas próximas aos igarapés e rios na região urbana.Entre as ações estão colagens de cartazes de ensaios fotográficos sobre a importância da preservação dos rios e igarapés.

Nos ensaios, quatro ativistas ambientais – a Miss Brasil 2018 Mayra Dias, o ator Victor Fasano, a líder comunitária Izolena Garrido e a drag queen Úýra Sodoma – interpretam entidades de lendas amazônicas que protegem as águas.Os cartazes com os ensaios fotográficos serão afixados em locais de grande circulação de pessoas na cidade, como feiras, terminais e portos. O objetivo é conscientizar pessoas para a importância do lixo zero nos igarapés.