A Prefeitura de Manaus inicia nesta segunda-feira, 13/1, a campanha de arrecadação de livros usados e em bom estado para a sexta edição da Feira de Livros de Manaus, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Fundo Manaus Solidária. O objetivo é dobrar o número de exemplares arrecadados em 2019, quando foram coletados e distribuídos 18.205 títulos.

A feira acontecerá em abril no Parque Municipal Ponte dos Bilhares, zona Centro-Sul, e reunirá os volumes coletados por meio de doações feitas pela população nos cinco pontos de arrecadação: nas sedes da Semmas (rua Rubídio, 288, Vila da Prata) e do Fundo Manaus Solidária (Compensa), nos parques dos Bilhares (Chapada) e Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho (Japiim) e no Núcleo de Apoio aos Profissionais de Educação (Naped), da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

A feira já se tornou referência para a cidade, com a participação efetiva de grupos organizados e empenhados na tarefa de coletar e compartilhar livros. Um deles é o Grupo de Escoteiros da Chapada, que desde o ano passado vem realizando atividades visando arrecadar livros que serão destinados à feira. O grupo é parceiro da Prefeitura de Manaus em iniciativas de cunho ambiental. Os jovens escoteiros atuam em projetos próprios e nos desenvolvidos pela Semmas. A coleta de livros é feita no Conjunto Tocantins por meio do projeto “Mensageiros da Paz”. Juntos, já conseguiram arrecadar 3 mil livros.