Em palestra dedicada a profissionais de concessionárias, professores e alunos da área automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), o supervisor técnico da Dayco Transmission, Davi Cruz, falou na quarta-feira (15) sobre a importância da manutenção dos veículos, com destaque para o cabo de ignição, aplicações específicas de correias Poly-V, e da manutenção completa do sistema de distribuição do motor.

De acordo com Cruz, em sua palestra sobre Aperfeiçoamento Técnico e Atualização Profissional, alertou para importância da substituição completa dos componentes do sistema de distribuição, incluindo a bomba de água, que proporciona longa vida útil, alta qualidade e performance de todo o sistema de distribuição do motor. A bomba de água também inclui rolamentos que, como os tensionados, estão sujeitos a desgaste.

Os impulsionadores da bomba também estão sujeitos a desgaste e falha. Para garantir a capacidade original, substituir a bomba de água, juntamente com os outros componentes de distribuição, é vital para evitar a operação contínua no motor, o que pode levar a inatividade e custos adicionais para os clientes.

Por outro lado, quando a substituição da bomba de água é necessária em um motor de alta quilometragem, e os componentes de distribuição nunca foram substituídos, é aconselhável instalar uma nova correia dentada e componentes rígidos relacionados.

A correia sincronizada, também chamada correia dentada, especialidade da empresa Dayco, é um dos componentes mais importantes do seu automóvel. Além de não dar sinais evidentes de desgaste ou pistas de que algo está mal, ela mantém oculta na sua parte interna, composta por pequenos dentes de borracha, as disfunções que resultam da fricção constante pelo movimento de tração.

Cruz explica que caso uma correia dentada venha a quebrar por conta de uma manutenção corretiva, os danos podem ser severos ao motor. “Não quer ter problema, faça a manutenção preventiva do seu carro, é bem melhor do que a corretiva, em caso de cliente. Quer manter a garantia do produto, saiba manusear de acordo com o indicado no manual, se você é reparador”, disse Cruz.

“Vim aprimorar os conhecimentos da área de automação veicular para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Já estou finalizando o meu curso de qualificação de Eletricista de automóveis no SENAI e sei o quanto essas palestras são importantes para completar o nosso aprendizado”, disse Raimundo da Silva, 45. Os presentes participaram de sorteios de brindes, além de receberem certificação pela Dayco.

Empresa líder – A Dayco é líder global em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e distribuição de produtos essenciais para motores, sistemas de transmissão e serviços para automóveis, caminhões, construção, agricultura e indústria.